Segurança e Saúde I Amapergs Participa do I Seminário Interinstitucional sobre Saúde e Segurança no Serviço Penitenciário

hd_20170918114543dscn0032

Amapergs Sindicato esteve participando na ultima sexta feira (15) do “I Seminário Interinstitucional sobre Saúde e Segurança no Serviço Penitenciário”, promovido pela Susepe, por meio da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e do Comitê Gestor de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário (COGE). O evento ocorreu no auditório do Fórum II, em Porto Alegre. E contou com o apoio da AMAPERGS SINDICATO,  da APROPENS e da ASPERGS. Além da Comissão Interna de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário (CISSSPEN).

O seminário contou os painelistas: representante do Ministério do Trabalho, Maria Muccillo, que falou da “Magnitude do ser humano como agente criativo e transformador” e Liziane Chitolina, do Centro de Valorização da Vida (CVV), falou sobre o suicídio. Na composição da mesa: a TSP Débora Ferreira representando AMAPERGS SINDICATO, Ana Luisa Florence Luz Dreher  coordenadora do setor de Educação Prisional do DTP representando a SUSEPE, Adão José Flores Filho diretor interino da ESP, Isabel Cristina Martins representante da ASPERGS, Luciane Engela presidente da APROPENS e Martha Lauermann representante da Prefeitura de Porto Alegre.

Na sequencia dos trabalhos, outra mesa, está com mediação da Técnica Superior Penitenciaria, Débora Ferreira, representante da AMAPERGS SINDICATO. quando realizou algumas ponderações no sentido de que: ”pra além das questões fundamentais referentes a segurança da  saúde dos servidores penitenciários, existe também, não menos importante, a questão da segurança dos servidores. Pois, hoje estamos aqui em alusão ao Dia do Servidor Penitenciário que é uma homenagem aos colegas Santos e Medeiros onde, justamente por descuidar deste aspecto, que ha época não era uma questão maior, tiveram uma morte trágica”. Evoluímos de lá pra cá, precisamos manter e aumentar esses avanços. Por tudo isso, o dia do Servidor Penitenciário é  um dia para comemorarmos, mas, também, de muita  reflexão para toda a  categoria (friso nosso).

Em seguida, ocorreu a  palestra da psicóloga doutora em Saúde Mental no Trabalho, da Secretaria Estadual da Saúde, Claudia Magnos,que tratou do quanto as condições trabalho influenciam a saúde física e psíquica dos servidores penitenciários pois, a Susepe faz parte das chamadas instituições totais e segundo a especialista: “O mundo do trabalho é o enfrentamento do surreal e a necessidade de darmos respostas imediatas”. E continua, “Pessoas vêm de famílias, visões e formação diferentes. É preciso montar estratégias coletivas e individuais para enfrentamento da violência”. Posterior, elencou duas das formas mais comuns de violência no trabalho: o assédio; conjunto de medidas abusivas de caráter pessoal, intencional e repetitivo e a violência em si; tentativa explícita ou não de asujeitar/diminuir o outro.

1505746134_foto-caroline-paiva-7

O seminário contou também com momento cultural. Os colegas Samuel Vieira e Veronice Pedroso apresentaram um momento musical. AMAPERGS SINDICATO é incentivadora de todo e qualquer movimento interno ou externo que traga reflexão e qualquer tipo de ação que tenha como motivação a atenção aos servidores penitenciários gaúchos e nossas atividades. Parabéns aos envolvidos neste pertinente evento.

#AmapergsNaLuta

Curta!

Insira seu Comentário