MENU


SINDICATO DOS SERVIDORES PENITENCIÁRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 
Fundado em 27 de agosto de 1971.

Adicionar aos favoritos

 

Atualizado em 16/09/2009 - 00h54min
 

 AMAPERGS-SINDICATO

C O N V O C A Ç Ã O

 

Convocamos a categoria para em Assembléia Geral, as 12:00hs, do dia 16 de setembro de 2009. A concentração ocorrerá noAuditório Dane Barone (Assembléia Legislativa) :

 

Pauta:

1 - PLC 315/2009

2 - Assuntos Gerais

 

Porto Alegre, 15 de setembro de 2009.

 

Luiz Fernando Correa da Rocha

Presidente da Amapergs/Sindicato

    

 
PLENÁRIO
Deputados buscam acordo para plano de carreira da Susepe
Michele Limeira - MTB 9733 | Agência de Notícias   18:13 - 15/09/2009
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373     Foto: Marcos Eifler / Ag AL
 
Durante a sessão, oposição reafirmou posição favorável à derrubada do veto
Durante a sessão, oposição reafirmou posição favorável à derrubada do veto
Após a suspensão da sessão plenária, no início da noite, por solicitação do líder do governo, deputado Pedro Westphalen (PP), que sugeriu uma conversa com os líderes de bancadas, os parlamentares decidiram transferir a pauta para esta quarta-feira (16). Mais uma vez a sessão plenária de hoje (15) foi encerrada sem a votação do veto total ao Projeto de Lei nº 315 /2008, do Poder Executivo, referente ao plano de carreira dos servidores da Susepe.
 
Na reunião realizada durante a suspensão da sessão, os líderes das bancadas optaram por não apreciar a matéria e aguardar uma reunião com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, prevista para amanhã (16).  A intenção, segundo Westphalen, é apresentar um novo substitutivo. “Podemos evoluir, sinto uma boa vontade dos deputados para evoluir”, sinalizou Westphalen. Ele anunciou que o governo quer construir um projeto que retire aquilo que é inconstitucional, ou seja, a aposentadoria especial.   
 
O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, defendeu que o novo projeto deve ter acordo das bancadas e da categoria. “Nós estamos assumindo o compromisso de dar andamento ao projeto”, esclareceu.
 
Discussão
No período de discussão e encaminhamentos, os deputados os líderes de bancada e de partidos oposicionistas voltaram a criticar o governo e reafirmaram a posição favorável à derrubada do veto. A sessão transcorreu sob tumulto, entre aplausos e vaias dos servidores da Susepe, que mais uma vez lotaram as galerias do Plenário.
 
O líder da bancada do PT reforçou a posição do partido em favor da derrubada do veto. A alternativa sugerida por Bohn Gass é “o diálogo do governo com a categoria”. “Quero apelar que o líder do governo anuncie quando será a reunião com o governo”, provocou. O discurso do líder petista foi reforçado pelos deputados e colegas de partido Fabiano Pereira, Dionilso Marcon, Adão Villaverde e Ronaldo Zülke.
 
Na tribuna, Fabiano disse que se o plenário aprovar o veto estará atestando a “incompetência do Poder Legislativo”. “Não podemos nos envergar, ter dobradiça na espinha”, exclamou. Para Villaverede, o “governo não tem capacidade de estabelecer uma relação qualificada com seus servidores”. As críticas foram enfatizadas por Zülke, que definiu a posição da governadora como “intransigente, arrogante e petulante”.
 
O parlamentar Raul Carrion (PC do B) somou-se à discussão e afirmou que o governo demonstrou “desinteresse em abrir negociações efetivas com a categoria”. Segundo o líder da bancada trabalhista, deputado Adroaldo Loureiro, a posição do PDT também é pela derrubado do veto. “Conclamamos a coerência dos deputados, para que ajudem a derrubar o veto”, salientou, mencionando que os presídios estão em “situação grave, quase caótica”. O deputado Gilmar Sossela (PDT) ocupou a tribuna para “referendar” o posicionamento do partido, também defendido pelo trabalhista Paulo Azeredo.
 
A posição do DEM foi exposta pelo deputado Marquinho Lang. “O governo não queria enviar o projeto, apenas o fez para pressionar a volta da categoria ao trabalho, na época da greve”, avaliou. Segundo ele, o Democratas vai agir em favor da categoria.
 
Westphalen (PP) rebateu as críticas. “É uma inverdade dizer que não houve vontade do governo de negociar com a categoria. O governo está conversando com a Susepe”, assinalou. Ele reafirmou que o governo está aberto à negociação e quer conversas para construir uma alternativa adequada.
 
Política | 15/09/2009 | 22h36min

Assembleia adia votação do veto de Yeda a projeto do plano de carreira da Susepe

Líderes das bancadas optaram por aguardar uma reunião com chefe da Casa Civil

A Assembleia gaúcha decidiu transferir para quarta-feira a votação do veto da governadora Yeda Crusius ao projeto do plano de carreira da Susepe. O adiamento ocorreu após a suspensão da sessão plenária, no início da noite, por solicitação do líder do governo, Pedro Westphalen (PP).

Na reunião realizada após a sessão ser suspensa, os líderes das bancadas optaram por aguardar uma reunião com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, prevista para amanhã. A intenção, segundo Westphalen, é apresentar um novo substitutivo. O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, defendeu que o novo projeto deve ter acordo das bancadas e da categoria.

ZEROHORA.COM
 
 
 
PLANO DE CARREIRA : AJUDE NESTA LUTA!
 
12 DE SETEMBRO. DIA DO SERVIDOR PENITENCIÁRIO.
 
O Veto ainda não foi derrubado 
 
CAMPANHA: "LUTO E INDIGNAÇÃO"
 
PORTE DE ARMAS.
 

FILIE-SE AQUI

 

APOSENTADORIA/SÚMULA VINCULANTE, VEJA AQUI.

 

Convocação para CURSO DE FORMAÇÃO 2009
 
Banco não pode reter salário de servidor
 
Notícias de 2008 a junho/2009
 
 
FOTOS : Entre aqui e veja fotos de momentos importantes
 
 
 

 

 

Clique na figura abaixo e acesse o site do SENASP
 
 
 
Clique na figura abaixo e acesse o site do Governo Federal
 
 
 
Clique na figura abaixo e acesse o site do Governo do Estado do RGS
 
 
 
Veja aqui : NOTA SOBRE O VETO DA GOVERNADORA.
 
Fique atento : De hoje até 14/08, ocorrerá Assembléia Plebiscitária, com o encaminhamento de consulta por e.mail para  todos os estabelecimentos penais. O tema será " Plano de carreira, além da articulação para a derrubada do veto qual outra medida deverá ser adotada pelo conjunto da categoria?"
A consulta deverá retornar com a identificação dos que opinarem, e o resultado será votado em assembléia geral que deverá ocorrer em 19 de agosto próximo.
 
Carta aos futuros colegas do Novo Curso de Formação
 
O SINDICATO ESTÁ PROCURANDO OS DEPUTADOS PARA QUE MANTENHAM,  SOBRETUDO, COERÊNCIA. ASSIM COMO O PROJETO E AS EMENDAS FORAM APROVADAS POR UNANIMIDADE, AGORA É NECESSÁRIO A DERRUBADA DO VETO. CONVERSE COM O DEPUTADO DE SUA REGIÃO E AJUDE NESTA LUTA. ARREGACE AS MANGAS!
A DIREÇÃO DO SINDICATO INFORMA AINDA QUE ESTARÁ CONVOCANDO ASSEMBLÉIA GERAL PARA QUE A CATEGORIA DECIDA SOBRE QUAL A RESPOSTA QUE DEVE SER DADA A UM GOVERNO QUE NÃO HONROU UM ACORDO DE GREVE.
FIQUE ATENTO. A LUTA PROSSEGUE.

 

SURPRESA????   NÃO! 
PALAVRA DE GAÚCHO É UMA SÓ!
NÓS CUMPRIMOS  NOSSA PARTE, FIZEMOS GREVE,
FIZEMOS ASSEMBLÉIAS, TERMINAMOS A GREVE,
RESPEITAMOS AS REUNIÕES, NUNCA FOMOS OMISSOS,
NUNCA NOS NEGAMOS A PARTICIPAR DE QUALQUER CHAMADO PARA
BUSCAR SOLUÇÕES. SOMOS ORDEIROS, DIGNOS DE RESPEITO.
NOSSA CATEGORIA É GUERREIRA. NÓS TEMOS PALAVRA.
VAMOS À LUTA!
Cláudio Fernandes
Secretário Geral
 
 
Gripe Suína - Perguntas e Respostas
 
Tribunal de Justiça de São Paulo garante aos servidores o direito à aposentadoria especial
 
 

VITÓRIA DA CATEGORIA

 
Deputados aprovam por "unanimidade" nosso Plano de Carreira, com as 12 emendas, incluídas Aposentadoria e Insalubridade. Veja abaixo texto do site da Assembléia Legislativa:  
 
 
Plenário
Aprovado projeto dos servidores da Susepe
Neiva Alves - MTB 6064 | Agência de Notícias   17:15 - 07/07/2009
Edição: Jussara Marchand - MTB 2262     Foto: Marcos Eifler / Ag AL
 
Servidores da Susepe acompanharam a votação das galerias
Servidores da Susepe acompanharam a votação das galerias
O Projeto de Lei  315/2009 do Poder Executivo, que dispõe sobre a Organização Básica do Quadro Especial de Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade com 45 votos. O PL teve onze emendas e sua aprovação foi comemorada pelas galerias lotadas de servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Os 45 deputados que votaram favoravelmente comprometeram-se, também, em derrubar os eventuais vetos ao Projeto que o governo possa enviar ao Legislativo.
 
As emendas
 As primeiras cinco emendas, de autoria do deputado Nelson Marchesan Jr (PSDB), foram aprovadas por unanimidade. Estas emendas tratam  da adoção de risco de vida de 222% aos servidores da Susepe, escolaridade de ensino médio e ensino superior para agente administrativo e agente penitenciário, risco de vida e exercício de funções gratificadas por servidores efetivos do quadro.
 
A emenda 6, de autoria do deputado Marquinho Lang (DEM), concede aposentadoria especial aos servidores da Susepe. Os homens poderão se aposentar com 30 anos trabalhados e as mulheres com 25.
 
Adotando o regime de 40 horas semanais, a emenda 7, do deputado Carlos Gomes (PPS) foi aprovada por unânimidade.
 
Também aprovada foi a emenda 9, do deputado Marquinho Lang (DEM) que extingue 100 cargos e transforma outros 600 em agentes penitenciários. 
 
A emenda 11, do deputado Nélson Marchezan (PSDB) dispõe a criação do cargo de atividade de tratamento penal para  monitores e foi igualmente aprovada.
 
A emenda 12, do deputado Marchezan Jr que estabelece uma organização básica à categoria.
 
A emenda 13, do deputado Raul Pont (PT), cria a gratificação por insalubridade.
 
O plenário da AL retirou da Ordem do Dia o Projeto de Lei 114/2009, de iniciativa do Executivo, por solicitação do líder do governo, deputado Pedro Westphalen (PP).
 

 

VEJA ABAIXO COMO REPERCUTIU A VITÓRIA DE ONTEM JUNTO A ALGUNS SINDICATOS.

 

UGEIRM-SINDICATO

 

Aprovado plano de servidores da Susepe

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o PLC 315/08. O projeto original, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre a organização do quadro de servidores penitenciários. Porém, através de onze emendas que também passaram pela avaliação do Plenário, os servidores da Susepe têm o que comemorar. Os principais pontos emendados dizem respeito à adoção de escolaridade de nivel médio e superior, a gratificação de 222% pela atividade de risco e a aposentadoria especial.

Servidores da Susepe, em 2008, fizeram uma greve de quase 40 dias e sofreram enorme desgaste. A Ugeirm manifestou solidariedade à greve, à medida que também organizava os policiais civis em mobilizações ao longo daquele ano – que culminaram com o corte de até quatro dias no ponto de centenas de colega em novembro do ano passado...

 

SERVIPOL

PLC 315/08 da Susepe é aprovado por unanimidade

 

 

 

 

Acaba ser aprovado por unanimidade,na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, Projeto de Lei Complementar, PLC 315/2008, do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica do quadro especial de servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários, Susepe. Dessa vez todas as emendas foram aprovadas. Uma das causas do sucesso da categoria dos agentes penitenciários na Assembléia Legislativa, com significado avanço e valorização da profissão foi a unificação dos sindicatos. "É a bandeira desta gestão do Servipol a unificação dos sindicatos da Polícia Civil e a maior prova disto é o resultado que nossos colegas da Susepe obtiveram hoje na Assembléia Legislativa com a aprovação de seu plano de carreira. Parabenizamos os servidores da Susepe pela vitória, pois quem ganhou também foi a sociedade gaúcha", ressalta Allan Mendonça, presidente do Servipol.

 

SINTERGS-SINDICATO DOS TÉCNICOS – CIENTIFICOS

 

Aprovadas vantagens para servidores penitenciários

Projeto que será analisado pela governadora prevê aposentadoria especial e risco de vida de 222%. Contrariando o Palácio Piratini, a Assembléia Legislativa aprovou ontem,por unanimidade, o projeto de lei que institui o plano de carreira para os servidores penitenciários gaúchos. A proposta ainda passará pela analise da governadora Yeda Crusius.O resultado teve um gosto amargo para o governo, que tentava emplacar um substitutivo à proposta original, que acabou sendo rejeitado com 11 emendas, apresentadas por deputados de oposição e da base aliada,o projeto atende a maior parte das reivindicações históricas da categoria, criando uma série de vantagens, muito semelhantes às que contemplam, por exemplo, os policiais militares.

 

SINDICAIXA

Assembleia aprova plano de carreira negociado com servidores da Susepe

A tarde desta terça-feira (7) não foi proveitosa para o governo Yeda. Além de sofrer fortes críticas da oposição por causa das denúncias de corrupção, o governo sofreu uma nova derrota no plenário da Assembleia Legislativa. Sem os 28 votos necessários para emplacar o substitutivo ao projeto de lei que cria o plano de carreira dos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários, o governo não conseguiu evitar a aprovação do projeto de lei original acompanhado de 11 emendas. As alterações, apresentadas por deputados da oposição e da base aliada, atendem às principais reivindicações da categoria, ignoradas pelas duas propostas enviadas pelo Executivo à Assembléia

 

FESSERGS

A FESSERGS saúda os dirigentes da AMAPERGS/Sindicato pela vitória na luta pela aprovação do Plano de Carreira dos servidores da SUSEPE, aprovado nesta terça-feira (07)

por votação unânime na Assembléia Legislativa

APROVADO PLANO DE CARREIRA DA SUSEPE

O Projeto de Lei  315/2008 do Poder Executivo, que dispõe sobre a Organização Básica do Quadro Especial de Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, 07 de julho, com 45 votos. O PL teve onze emendas e sua aprovação foi comemorada pelas galerias lotadas de servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Os 45 deputados que votaram favoravelmente comprometeram-se, também, em derrubar os eventuais vetos ao Projeto que o governo possa enviar ao Legislativo.

ASSEMBLEIA APROVA REORGANIZAÇÃO DO QUADRO DA SUSEPE

 
 
Rejeitado o Substitutivo 16h36
 

Clique abaixo e tenha acesso ao SUBSTITUTIVO DO PCL 315 NA ÍNTEGRA

http://proweb.procergs.com.br/consulta_emenda.asp?SiglaTipo=PLC&NroProposicao=315&AnoProposicao=2008&NroEmenda=1&CodTipoEmenda=2&NroLegislatura=52

 

clique abaixo e tenha acesso ao PLC  315 e as emendas

 Plano de Carreira PLC 315/2008

 POLÍCIA PENAL- PEC 308

 PLANO DE CARREIRA

CONHEÇA O PRONASCI 

 VALE REFEIÇÃO- PROCURAÇÃO

  TISP 2008 - CLIC AQUI E INFORME.SE. 

 

NOTÍCIAS

 

Reivindicações são debatidas em Cachoeira do Sul

 

Agente Penitenciário captura assaltantes.

31 de outubro. Categoria tem encontro marcado em Cachoeira do Sul.

 

GOVERNO DECRETA ESTADO EMERGÊNCIA NOS PRESÍDIOS - Até que enfim...
 
3ª Região promoveu nova reunião sindical
 
AMAPERGS ingressando com Ação Judicial para garantir o reajuste do Vale Refeição
 

Acompanhando os nossos pleitos na Secretaria da fazenda

 

Auxiliares de Enfermagem permanecem mobilizados.

 

AMAPERGS tem nova reunião com os Auxiliares de Enfermagem.
 
3ª Região promove nova reunião sindical
 
AMAPERGS se reúne c

om Auxiliares de Enfermagem lotados na SUSEPE

 
Amapergs prestigia inauguração do Presídio Regional de Caxias do Sul
 
Site da Amapergs alcança a marca de 80.000 consultas
 
Mudanças na cúpula da Susepe
 
Susepe assina portaria que d

á direito ao porte arma a todos servidores

cumprindo mais umas das reivindicações da greve 
 
 
Amapergs visita o SASS(Serviço de Atendimento ao Servidor da Susepe)

 

Homenagem da 6a Região ao DIA DO SERVIDOR PENITENCIÁRIO

 

PÓS GREVE. AMAPERGS garante reuniões semanais com a SSP para acompanhamento das negociações da greve.

PÓS GREVE. Servidores da 3ª Região debatem o movimento.

40% dos Servidores possuem Curso Superior Completo/Andamento
 
Of 0527/2008 GAB-SSP e Of.488/08 CasaCivil
 
Fotos da assembléia que decidiu pelo fim da greve.
 
BAGÉ já tem Delegado Sindical.
 

 

São gabriel. Firmes na peleia. 
 
Caçapava, Santa Cruz e Santa Rosa fortalecem o movimento de greve. 
 
Jaguari e  Santiago, firmes na greve. Renato Mesquita eleito Delegado Sindical.
 
 
Pelotas na greve.
 
NOVA PRATA, firme na greve !
 
BAGÉ, SANTA CRUZ , ENCRUZILHADA DO SUL, SOBRADINHO ,  TORRES E BENTO GONÇALVES. Em greve desde o 1º momento.
 
BM nos presídios. Veja nota do sindicato.
 
Presídio Estadual de Agudo vive momentos de tensão.
 
Tumultos nos presídios e penitenciárias do Estado durante a Greve. 
 
Penitenciária Feminina elege Delegada Sindical 
 
CATEGORIA COMEÇA TOMAR POSIÇÃO.
 
Santo Angelo elege Delegado Sindical.
 
URGENTE. ASSEMBLÉIA GERAL DIA 25 DE JULHO.
 
3ª REGIÃO PENITENCIÁRIA MOBILIZADA
 
VENTO DERRUBA ACAMPAMENTO
 
PENITENCIÁRIA FEMININA MONTA ACAMPAMENTO
 
CHARQUEADAS MONTA ACAMPAMENTO
 
PENIT. EST. DE RIO GRANDE ADERE À GREVE
 
MOBILIZAÇÃO DOS SERVIDORES EM CHARQUEADAS
 
RESULTADO DO PLEBISCITO : VISITAS DEVERÃO SER MANTIDAS.
 
URGENTE. INFORMATIVO DA GREVE 18/07.
 
CORREIO DO POVO 18.07.2008
 
ZERO HORA DE 18.07.2008
 
PE LAJEADO RECEBE AMAPERGS
 
IPM ADERE À GREVE
 
PANFLETAGEM NA PEC e PMC
 
NSD: ADESÃO 100%
 
PANFLETAGEM EM CHARQUEADAS
 
MADRE PELLETIER ENTRA EM PESO NA GREVE
 
ADESÃO À GREVE EM AGUDO, CACHOEIRA  E URUGUAIANA.
 
14 DE JULHO.VEJA O RESULTADO DA REUNIÃO COM
O GOVERNO SOBRE AS REIVINDICAÇÕES DA GREVE.
 
INFORME DA GREVE 01
 
COMUNICADO  AOS COLEGAS 
 
ZERO HORA DE 13.07.2008
 
CORREIO DO POVO 13.07.2008
 
GREVE- NEGOCIAÇÕES NÃO AVANÇAM- atualizado 22:32
 
DEFINIDA A DINÂMICA DA GREVE
 
GREVE. INICIAM AS ASSEMBLÉIAS PLEBISCITÁRIAS SETORIAIS.
 
ASSEMBLÉIA DECIDE PELA GREVE.
 
A CATEGORIA ESTÁ DE LUTO.

 

Amapersgs questiona proibição do uso de celulares pelos servidores. 

Caxias do Sul elege Delegada Sindical.

1ª Assembléia Setorial exige respeito as direitos constitucionais.

Sindicalistas preparam estratégias de luta.

ASPs Ampliam Organização e elegem Delegado Sindical.

ASP dão início a mobilização.

Conheça a camiseta alusiva a campanha "POLÍCIA PENAL"

28/05- PEC 308-POLÍCIA PENAL- Foi solicitada a inclusão na ordem do dia.

AMAPERGS, UGEIRM E SINDIPERÍCIAS decidem reiniciarem mobilizações.

Colegas do NSD protestam pelas horas extras. 

Colega Giovani Soares se destaca na Maratona.

Jornais destacam a luta dos Monitores.

MONITORES. Governo garante que vai pagar índices da lei "Brito".

Monitores protagonizam grande mobilização.

APOSENTADORIA-CONHEÇA O RELÁTORIO E O PROJETO.

POLÍCIA PENAL- CONHEÇA O SUBSTITUTIVO APROVADO.

Sindicato se reúne com Superintendente da SUSEPE.

Abertas as incrições para o BOLSA FORMAÇÃO

Anunciado o pagamento das diárias trasadas.

Viaturas. Permanece o Azul Marinho.

Diretoria em Ijuí. Segunda reunião mensal, decide pela aposentadoria como foco de 2008

Pagamento parcelado da Lei Brito é aprovado.

Segue a luta dos Monitores.

Monitores Penitenciários lutam por justiça.

Matriz Salarial. Publicado resultado fiscal de 2007.

Amapergs se reúne com relator do Pl 401/Plantões de 24 horas.

Amapergs reivindica Matriz salarial ao lider do Governo.

Amapergs reitera apoio ao PL 401/ Plantões de 24 horas.

Acordo pode garantir porte de armas aos ASP.

Nova Direção do Sindicato define informação como prioridade.

Comitiva da Amapergs reivindica nomeações.

ELEIÇÕES - EDITAL PUBLICAÇÃO DAS CHAPAS

EDTAL DAS ELEIÇÕES - AMAPERGS-SINDICATO

Amapergs se reúne com secretário Mallman

Abertas as eleições na AMAPERGS-SINDICATO

Amapergs com a Governadora

Sem diálogo, servidores ocupam Palácio Piratini.

Assembléia pelo fim das 12 horas

Reinicada a luta pelo fim das 12 horas.

COMPAREÇA! MOBILIZAÇÃO DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2007.

Sem diálogo servidores invade Palácio Piratini

Todos em Frente ao Palácio

Última Chance para os 19%

CPI do Sistema Penitencário

Plantão de Notícias

Secretário e servidores discutem aprimoramento do sistema penitenciário

Futuro Secretário da Segurança Pública recebe Amapergs 

Presos morrem na rebelião em Minas Gerais

Termina motim no Paraná com morte de agente e preso

Emenda do Senador Paulo Paim aprovada.

Para quem achava que Guarda Temporário era uma boa idéia, veja só!

Servidores da Penitenciária Feminina paralisam em protesto

Resultado da avaliação da nova proposta do governo

Governador recebe Amapergs

Grande Ato Público na Praça da Matriz

Saiu na Zero Hora do dia 20.11.06

2006. Síntese da luta pela aposentadoria.

REGULAMENTAÇÃO DA APOSENTADORIA

 


 O melhor da vida é estar aqui!

 

Rua Riachuelo n.º 914 Centro de Porto Alegre
CEP: 90010-272 - RS - Brasil - Fone: (51) 3225-1148
Copyright © 2006 - Atualizado em dezembro de 2006
amapergs@gmail.com e amapergs@terra.com.br

voltar